10 Best Tables in Porto, Portugal

Website Translation Widget

Peixes, azeites e vinhos são apenas alguns itens da rica gastronomia de Portugal, que apesar de ser um país pequeno possui ótimas condições de solo, clima e mar, o que garante orgânicos de primeira e muito peixe e frutos do mar, e onde uma geração de novos chefes faz releituras da tradicional culinária portuguesa. Para não perder nenhuma boa mesa e aproveitar sua viagem ao máximo, a gente divide a nossa listinha, prá anotar já na caderneta! Porto - View Restaurantes: Pedro Lemos – escondidinho entre as ruas e vielas na Foz Velha, a 15 minutos do Porto, o intimista e charmoso resto Pedro Lemos, do chef de mesmo nome, reinventa pratos tradicionais da cozinha portuguesa. Pedro Lemos mantém até hoje suas características desde a passagem pelo Quinta da Romaneira.  O menu-degustação tem opções de 4, 6 e 8 pratos e criações como: salmonete com lulinha recheada, lagostim no caldo de legumes, bacalhau no forno, vitela mirandesa, e o pato com puré de abóbora entre outras delícias, a carta de vinhos, claro, foi escolhida a dedo.

Restaurante chef Pedro Lemos

Porto - Pedro Lemos D.Tonho – Turístico e muito bom, O D.Tonho, com duas casas no Porto, uma em cada margem Ribeira-Gaia, está no ar desde 1992, e operando a todo vapor. Serve pratos contemporâneos da comida portuguesa. Uma ótima pedida para almoçar ou jantar, com vista privilegiada para o Douro.

Restaurante D. Tonho

Porto - Dom Tonho

DOP – A gente já falou aqui . O restaurante do chef Rui Paula instalado no Palécio das Artes bem no coração do centro histórico da cidade, foi um antigo convento, e hoje é uma instituição dedicada ao desenvolvimento de jovens talentos. O conceito por trás DOP é simples – trazer os aromas e sabores da região de Trás-os-Montes no Alto Douro para as ruas de Porto, criando pratos tradicionais desta região única, com um toque de criatividade. A carta de vinhos é considerada a melhor do Porto. Vá conhecer.

Restaurante DOP – Chef Rui Paula

Porto - DOP - chef Rui Paula

Porto - DOP

Cafeína – De longe, o melhor point, na Foz do Douro, que atravessa o Porto e todo o caminho para a Espanha. Frente ao mar, o Cafeina, é para ver e ser visto. Clima super cool, e cardápio que muda diariamente com influências portuguesas, italianas e francesas, baseado em carnes e peixes. Mas o grupo proprietário não acertou apenas com o Cafeína, são mais duas outras casas, que andam bombando. O japonês-fusion asiático Terra, instalado em uma antiga casa de lavradores, com pé direito alto, decór rústico-chic, e grudadinho ao mar, com um mega sushi-bar. E por último, o mais novo hotspot, Portarossa, que agrada logo na entrada com a imensa porta vermelha, que serviu de inspiração para o nome da casa. No decór ambientes com paredes de pedras originais e jardins, se misturam ao ar contemporâneo dos móveis. No menu italiano, as pizzas são o carro chefe. Imperdíveis!

Cafeína

Porto - Cafeina

Terra

Porto - Terra

Portarossa

Porto - Portarossa

O Paparico – Uma autêntica experiência da comida de raiz: salada de bacalhau, broa crocante de avintes, terrina de vitela arouquesa com vinho do porto, lombo de robalo, bacalhau grelhado com batatas a murro, tudo preparado pelo chef Sergio Cambas em um ambiente rústico e pegada caseira, o local com mais de 100 anos.

Restaurante O Paparico

Porto - O Paparico

Quarenta e 4 – Na zona portuária de Matosinhos, o badalado Quarenta e 4 em estilo retrô, é mais um lugar com a mão do chef Pedro Lemos. O menu contemporâneo é inspirado pelos peixes e frutos do mar, pratos como, o rodovalho grelhado com arroz de camarão e algas, o lombo de bacalhau assado, e propostas de sushis com combinações variadas.

Restaurante Quarenta e 4

Porto - quarenta e 4 Ode Porto Winehouse – Numa rua lateral no Porto e com jeitão de taberna rústica, o Porto Winehouse tem uma carta de vinhos incrível com mais de 600 rótulos. Estende a paixão para os ingredientes orgânicos de produtores locais que compõe a base dos pratos portugueses do cardápio, tudo fresquíssimo e cuidadosamente preparado.

Ode Porto Winehouse

Porto - Ode Wine House Portucale – Sob o comando de Manuel Sílvio Jorge, o Portucale é um dos endereços tradição da velha guarda no Porto. Muitos pratos são preparados na hora, e uma boa pedida, é o bacalhau à marinheiro, feito no forno, leva cebolas, azeite português e cobertura de camarão, servido com grelos salteados e amêijoas. As sobremesas são preparadas à moda antiga como o papo-de-anjo, tradição que não foi esquecida. A seleção de vinhos, abriga os bons rótulos portugueses.

Restaurante Portucale

Porto - Portucale Cantinho do Avillez Porto – José Avillez, chef estrelado com cinco casas em Lisboa, abriu seu primeiro Restô no Porto – Cantinho do Avillez Porto , traz uma interpretação ultramoderna da cozinha Portuguesa. No cardápio, suculentos burgers “Barrosã DOP” com cebola caramelizada e foie gras, irrecusáveis, e para paladares mais maduros o porco preto alentejano, com farofa de feijão preto. O clima é informal e a decoração casual. Imperdível.

Restaurante Cantinho do Avillez do Chef José Avillez

Porto - Cantinho do Avillez

BB Gourmet Bull and Bear – Uma herança de Miguel Castro Silva, um dos nomes mais importantes da gastronomia em Portugal, o restaurante Bull & Bear, nome inspirado nos altos e baixos no mercado financeiro, mesmo após a saída do chef, continua crescendo e com várias casas espalhadas pela cidade – uma deliciosa experiência pela cozinha portuguesa em versão moderna e informal.

BB Gourmet Bull & Bear

BB Gourmet - Bull and Bear As casas têm ambientes casuais, servem pratos do dia, como: A vitela acompanhada com risotto de figos e cogumelos, bacalhau 80º com migas de grelos e feijão-frade, e franguinho recheado com ingredientes tradicionais da terrinha. No cardápio, há dois tipos de francesinhas: uma com linguiça de porco preto e a outra de vitela assada. A carta de vinhos oferece opções em taça. O espaço dedicado às sobremesas, possui doces, tortas e sorvetes, releituras dos tradicionais doces portugueses. É ótima parada em qualquer horário, especialmente à tarde para aquele cafezinho. Porto - BB Gourmet - Bull and Bear Adega São Nicolau – Na Zona da Ribeira, a Adega São Nicolau não tem chef celebridade, nem mobilário de design. Mas serve uma comida deliciosa: peixes grelhados, sardinhas fritas, bacalhau assado, polvo frito, e estrela do menu a “posta de vitela arouquesa” um bife de vitela de Arouca assada ​​à perfeição. As receitas seguem a cartilha tradicional, no ar desde 1930.

Adega São Nicolau

Porto - Adega S Nicolau

Comidinha: Quem pensa que a Francesinha, pelo nome é um prato delicado, se engana. O sanduíche oficial da cidade (ou sande como dizem os portugueses) servido no prato, leva: pão de forma caseiro,  recheado com linguiça, salsicha, presunto (fiambre), carne de boi ou lombo de porco, coberto por queijo e regado com um molho de tomate, cerveja e piri-piri (mix de pimentas típica de Portugal), acompanha ainda ovo frito e batata frita, uma deliciosa bomba calórica! Para experimentar, duas casas são super tradicionais na cidade – Capa Negra e Café Santiago, mas o prato é tão popular que se encontra na maioria dos cardápios. Porto - Francesinha Depois de tantas delícias, vamos para onde o rio encontra o mar. Vem ver!

Anúncios

Uma resposta para “10 Best Tables in Porto, Portugal

  1. Pingback: O Mar no Porto, Portugal | Things and Places·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s