Vinho + Bacalhau + Pastel de Nata, Porto

Website Translation Widget

Não é difícil encontrar alguém que diga ao voltar de Portugal: “mas eu nunca soube que Portugal era tão incrível!” E, acredite, o país surpreende mesmo! Bons vinhos dispensam comentários, e ainda que a indústria vinícola esteja em franca expansão em todo globo (até na China – como não? – eles são produzidos), o vinho do Porto reina absoluto na terrinha. Se não bastasse, a culinária avança sem perder suas raízes e as tradições. A começar pela rua, o aroma de castanhas assadas, feitas na hora, em carrinhos que se multiplicam pelas esquinas e que a gente localiza de longe, pela fumaça, típicas no centro do Porto.

Porto - castanhas - vinho

E as 365 receitas de Bacalhau? Dizem que existe uma receita para cada santo dia do ano! Bacalhau com Natas, à Gomes de Sá, à Marinheira, à Lagareiro, à Braz, Espiritual, frito, cozido, assado, desfiado. As Tripas à moda do Porto também é um prato tradicional, assim como a Francesinha, servida no prato, está presente na maioria dos cardápios.

Porto - Legumes

Porto - Bacalhau

De Norte a Sul, queijos, enchidos, doces, mel, azeites, vinagres, licores, e vinhos, um arsenal que faz parte da experiência culinária. Nem só de patrimônio vive o Porto, portanto, não se atreva a voltar sem provar essas delícias, seria um pecado mortal.

Comer e Chorar por Mais

Porto - comer e chorar por mais

Porto - comer e chorar por mais -Queijo Serra da Estrela

Porto - queijos e geleiasCom açúcar com afeto

E prá completar, quando a gente pensa que acabou, ainda vem os doces! Pense no Pastel de Santa Clara de Coimbra, no Toucinho do Céu de Murça, nos Travesseiros de Sintra, nos Ovos Moles de Aveiro, no Papo de Anjo e Pão de Ló do Porto, e no Pastel de Nata de Lisboa, irresistíveis!

Pastel de Nata

Porto - Pastel de Nata

Sim, a culinária portuguesa tem um “Q” de divina, receitas de conventos, solos abençoados pelos vinhos, e nós adoramos esse ritual. Na verdade, adoramos nos reunir a mesa, e claro, temos a nossa listinha das melhores da cidade, e vamos dividir aqui. Mas antes quero fazer um agradecimento pessoal, à melhor mesa do Porto e essa não dá para compartilhar…

Tradição portuguesa – jantar privado

Porto - jantar em casa - cy e dri

Obrigada Meninas! A listinha das mesas eleitas, no próximo post!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s