O Porto – Comer, Beber e Rezar, Portugal

Website Translation Widget

Improvável pensar na cidade do Porto e não navegar em experiências eno-grastronômicas, culturais e claro, religiosas. Católicos adoram dizer que Deus está nas pequenas coisas, embora sempre tenham pensado grande na hora de “homenageá-lo”. Construções rebuscadas, faraônicas, joias arquitetônicas de todos os estilos e séculos. E repare, sempre erguidos em pontos estratégicos, lugares lindos de morrer, vistas de cair o queixo… para ninguém ter dúvida de que Ele realmente existe.

Rio Douro

Porto - Douro

Muito mais que o patrimônio tombado pela UNESCO, o Porto é uma cidade repleta de tesouros escondidos, locais que fogem aos tradicionais circuitos turísticos, cuja singularidade e beleza inspiram e estimulam as nossas paixões. Prepare o terço, há grande possibilidade de você querer ajoelhar, seja pelos templos de devoção no passado, ou pelos antigos santuários transformados hoje em prazeres mundanos e profanos. Não importa a escolha, quem desembarca no Porto, não caminha em vão. Para se orientar ou se perder, a gente indica um norte na terrinha.

Vinho do Porto em Gaia

Porto - Cave Wine Port

Pastéis de Nata: Café Majestic

Comece o dia no Centro Histórico, com um belo café da manhã no Café Magestic. Praticamente uma atração turística do Porto, sempre presente nas listas de 10 cafés mais bonitos do mundo, fica em um edifício de 1921 em Art Déco com uma espetacular atmosfera Belle Epoque, é programa obrigatório. Peça os pastéis de nata para acompanhar o café, são absolutamente irresistíveis.

Porto - Café Magestic

Aproveite para percorrer as vitrines das lojas na Rua Santa Catarina, principal rua de comércio da cidade. Na altura da Praça da Batalha e a Rua Guedes de Azevedo fica a lindíssima Capela das Almas, e sua famosa  fachada coberta de azulejos.

Rua Santa Catarina

Porto - Rua Santa Catarina

Capela das Almas

Porto - Capela das Almas

A vista espetacular: Torre dos Clérigos

Siga para a Avenida dos Aliados, coração da cidade do Porto, e patrimônio tombado pela Unesco. Ali fica monumento mais alto da cidade, a Torre dos Clérigos, exibida, pode ser vista de toda cidade, e se você subir os seus 240 degraus, terá uma vista espetacular do Porto, vielas e casinhas parecem debruçadas a sombra da muralha medieval.

Torre dos Clérigos – Prefeitura

Porto - Torre dos Clérigos

A escada mais bonita: Livraria Lello

Pertinho da Torre dos Clérigos, fica a Livraria Lello, quase um monumento. O edifício neogótico, branco por fora e forrado em madeira por dentro, foi construído em 1906. Para se apaixonar, com mais de 120 mil livros nas prateleiras. O lugar é uma obra de arte, com um vitral enorme no teto e uma escadaria deslumbrante, toda em curvas. Curiosamente, um dos maiores best-sellers de todos os tempos tem ligações com o Porto: A escritora J.K. Rowling vivia na cidade quando começou a escrever seu primeiro livro “Harry Potter”, e era cliente da Lello. Inspirou-se no local, para cenas do filme, quando os alunos vão às compras de suas varinhas.

Porto - Livraria Lello

Porto - Livraria Lello - escada

A história contada em azulezos: Estação São Bento

Um dos lugares mais bonitos e visitados do centro histórico é a estação São Bento, onde era um antigo convento, exibe no átrio mais de 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal.

Porto - Estação São Bento

A Catedral: Sé do Porto

Principal igreja da cidade, a Sé do Porto, em estilo medieval, é do início do século 12, e depois reconstruída no 18, não é exatamente bonita, mas  a vista da cidade…

Porto - Sé do Porto

Para se perder: Zona da Ribeira

Umas das coisas mais gostosas é caminhar pela cidade, perca-se pelos becos, ruelas e ruas sinuosas até a beira-rio, onde corre o Douro. Ali está um dos mais pitorescos cenários: o colorido casario da Zona da Ribeira, com as roupas estendidas no varal.

Porto - Vielas

Porto - Rua Hugo 5 - Patrimônio

Taste & Wine: Restaurante DOP – Chef Rui Paula

Bem pertinho da Sé, fica o restaurante do chef portuense Rui Paula. Famoso pelo seu bacanérrimo restaurante DOC (Degustação de Origem Certificada) em Folgosa Douro, Paula, abriu o DOP no histórico edifício do Palácio das Artes, onde funciona a Fundação da Juventude. O restô tem dois espaços distintos e complementares: um show cooking, de serviço mais rápido e econômico, e uma cozinha e sala mais tradicionais.

Porto - DOP - Chef Rui Paula

Para este espaço, Rui Paula criou três menus: Menu Douro, Menu Artes e Menu Mar, uma viagem aos sabores clássicos da cozinha Portuguesa: o Bacalhau, o Cabrito, o Polvo e os enchidos, as raízes do Porto não foram esquecidas, as Tripas à Moda do Porto, o Bacalhau à Gomes de Sá e o famoso Francesinha – um sanduíche local sevido no prato, matador! A premiada carta de vinhos tem mais de 800 rótulos, muitas safras da Região do Alentejo e Douro claro!

Porto - DOP - Rui Paula

Do chão ao teto: Palácio da Bolsa

Hora de descobrir o Palácio da Bolsa, exuberante demorou quase 70 anos para ser concluído. A cúpula envidraçada chama atenção na vista da cidade. Para conhecer o interior, apenas com visitas guiadas. A arquitetura vale a parada. O chão é todo desenhado em marchetaria com madeira do Brasil e da África, o mobiliário em nogueira foi feito à mão e há belos detalhes em ouro na decoração. O Palácio hoje abriga a Associação Comercial do Porto e a Viniportugal, um espaço onde é possível provar gratuitamente vinhos de várias regiões do país. Para almoçar o restaurante O Comercial também é uma ótima opção.

Porto - Palacio da Bolsa

Beleza esculpida: Igreja de São Francisco

Ao lado do Palácio da Bolsa, e um dos pontos mais visitados no Porto, a Igreja de São Francisco, apresenta inúmeros detalhes no melhor estilo barroco em talha dourada, que fez com que ficasse conhecida como a Igreja de ouro.

Porot - Igreja São Francisco

Depois de passear por uma boa parte do patrimônio histórico do Porto, a gente merece um descanso, e não há lugar melhor do que às margens do Douro com direito à algumas taças de um bom vinho…

Sunset na Ribeira

Porto - Cais de Gaia

Vem espiar as dicas das caves do Porto no próximo post!

Anúncios

Uma resposta para “O Porto – Comer, Beber e Rezar, Portugal

  1. Pingback: 10 Best Tables in Porto, Portugal | Things and Places·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s