The Best Cuisine of Chicago – Grant Achatz, Chef nº 1

Website Translation Widget

Na última década, uma cidade sem grande reputação gourmet vem acertando o ponto com o refinamento culinário. Chicago é hoje, celeiro de cozinhas que mais parecem laboratórios. Estava na hora, já que faz parte do roteiro internacional gastronômico e tem a maior feira do mundo no setor.

Depois de Nova York e San Francisco, Chicago tem seu próprio Guia Michelin, que é o maior e mais respeitado guia gastronômico do mundo. A previsão é de que a terceira edição fique pronta agora em novembro de 2012. Alguns dos melhores chefs de Chicago, o pioneiro Charlie Trotter , Graham Elliot, Rick Bayless, e Grant Achatz, elevaram a culinária da cidade à altura dos seus arranha-céus. Endereços bacanas, que vale conhecer.

Grant Achatz, Chef nº 1

Alínea

A culinária cientista do Chef Grant Achatz, no seu restaurante tecno-chique no Lincoln Park, é a grande sensação da cidade.

Alinea, cujo nome vem de um símbolo tipográfico que significa “o início de um novo parágrafo,” pode muito bem ser o início de algo novo na cozinha.  Na verdade já é – a única cotação máxima Michelin de Chicago. O restaurante se esconde atrás de fachada modesta, cinza, sem alarde, nem placa. O corredor de entrada, parece anunciar o lema “bem-vindo ao inesperado”. No interior, as mesas largas de mogno, os sofás de veludo, as taças Spiegelau, os impecáveis garçons e sommelier vestidos por Ermenegildo Zegna, tudo exala um refinamento.

O Alínea

Com a proposta de apresentar sabores de forma inusitada. Achatz, tem se superado a cada ano. A black truffle explosion , por exemplo, uma trouxinha amanteigada com trufa, parmesão e alface caramelada, é um dos pontos altos de seu menu degustação, com 20-course. Ele segue a cartilha molecular, que desconstrói alimentos ao mesmo tempo em que defende o uso de produtos orgânicos locais. Como em todo restaurante badalado, conseguir um lugar no Alinea é uma tarefa difícil. A espera gira em torno de três meses.

A cozinha

A máxima no cardápio, o ‘Lamb 86′, obsessão de Grant Achatz, dá bem a dimensão. O prato principal, é lombo de cordeiro assado e uma grelha de 60 plexiglass de acompanhamentos e condimentos possíveis.

Lamb 86 – Fantástico! http://youtu.be/wSygdcskpFw

Next 

Ancorado no sucesso do Alinea, Achatz inaugurou no ano passado o Next, cujo menu “uma viagem ao tempo” é quase poético, como Kyoto na primavera, Palermo em 1949, Hong Kong na distante 2036 ou o Paris 1906. Uma degustação que  evoca conceitos e que se renova a cada três meses. Assim como nas casas de espetáculos, o Next não aceita reservas, vende ingressos. Você compra antecipadamente o menu do trimestre (se conseguir!). Cerca de 19.000 pessoas já se inscreveram no site do restaurante só para comprar bilhetes… e  depois, é só embarcar na Culinary Journey !

Para ter uma idéia, um dos temas do menu, Paris 1906 – Todos os pratos  foram inspirados em um livro de receitas de Auguste Escoffier‘s – Le  Guide Culinaire, legendário guia de culinária – uma volta a França do século 19. Você pode imaginar…

The Aviary

O bar-experience de Achatz, The Aviary, é como um restaurante estrelado de bebidas, onde bartenders são treinados como chefs, e os drinks, ensaios moleculares, em estado-de-arte, uma inovação molecular e a tradição dos melhores blends. Atmosfera sofisticada, gente bacana e um cardápio de finger food, servido em trio de pequenos pratos.

Você também pode optar pelo Kitchen Table ( menu-degustação de drinks), 10 course, na mesa da cozinha, que é chamada “The Cage”  (gaiola) – uma experiência lúdica e única.

cocktail tasting

The Cage (a cozinha)

The Office

Para finalizar, a genialidade de Achatz (The Secret), uma sala somente para convidados VIP , localizada atrás de uma porta no subsolo do The Aviary. Um dos lugares mais exclusivos de Chicago, onde  “o público geral não tem acesso”, o The Office – para poucos,  provavelmente aquele lugar em que todos querem estar lá, ou pelo menos entrar, alguns, só para dizer que estiveram ali …

A gastronomia de Chicago valeria a pena somente por Grant Achatz, mas é claro, tem muito mais. Está saindo do forno o address book de endereços gostosos da cidade. No próximo post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s