Escape to Ilhabela, Brazil

Website Translation Widget

Why Go

A charmosa e badalada Ilhabela, encanta pela beleza e alto astral. Ilhabela é bela! Há algo mágico na atmosfera local – seja na mistura dos aromas do mato e maresia, ou pelo pôr-do-sol, cor de caqui que explode em tons alaranjados antes do anoitecer. Vai lá!

Where is

Ilhabela é a maior ilha oceânica do Brasil, fica em São Sebastião, no Estado de São Paulo, está a 210 quilômetros da Capital.

Como chegar

De São Paulo, pegue a Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até o trevo de São José dos Campos e entre na Rodovia dos Tamoios (SP-099), que termina em Caraguatatuba. Vire à direita para São Sebastião e siga as placas indicando a balsa.

Balsa

Para chegar a Ilha, a travessia de balsa, por vezes tem fila quilométrica, principalmente no verão. Mas é possível marcar horário com antecedência (serviço pago), “fure” a fila e seja feliz. No embarque, ainda em São Sebastião, só fica faltando uma placa: Paraíso à 6km. Informações www.dersa.sp.gov.br

No centro histórico conhecido por Vila (antigo nome da ilha, a Princesa Villa Bella, irmã de D. Pedro I), você encontra luxuosas pousadas, cafés, lojas locais e sofisticadas, bares e restaurantes. As praias voltadas para o continente são badaladas e urbanizadas do jeito que estamos acostumados: asfalto, ciclovia, TV a cabo, internet e sinal de celular.

Beach Club – DPNY

Esse luxo todo vai até aonde o asfalto durar. Daí em diante, só se chega de jipe – em Castelhanos, por exemplo, por trilhas ou barco. E nada de comunicação, notícias e chateações do mundo exterior. Desligamento total. Para desbravar o lado mais intocado da ilha e suas praias selvagens, basta um pouco de disposição (e muito repelente, pois os borrachudos são residentes).

 A selvagem praia Castelhanos

Ilhabela, Vista Aérea

A cidade sedia anualmente vários eventos, no inverno dá para curtir a Semana Internacional da Vela, a maior do gênero realizada na América Latina e que acontece em julho; o Festival do Camarão, com programação gastronômica e cultural, em agosto. No verão, alta temporada, os navios de cruzeiros são presença constante e a Ilha fica lotada de turistas.

Rolex Ilhabela Sailing Week

16º. Festival do Camarão, Ilhabela

Where to Stay

Hotel DPNY
Av. José Pacheco do Nascimento, 7.668 – Praia do Curral www.dpnybeach.com.br

O Hotel DPNY de propriedade do alemão Wolfagang Napirei, já arrematou uma lista de prêmios, em 2010 foi eleito o Melhor Hotel de Praia da América do Sul pela Condé Nast.  Listado também pelo jornal inglês The Guardian como um dos Hot Points do planeta.

Estilo e filosofia Hippie Chic, pé na areia, super charmoso e com ótima cozinha. Os quartos com décor bacanérrimo cheio de misturas improváveis, mas que dão super certo, camas king size com dossel, lençóis de algodão egípcio e delicados mimos como chocolate suíço, água Perrier e espumante no Welcome drink, acompanhado de uma deliciosa cesta de frutas.

O hotel capricha nos elementos de decoração, os mosaicos chamam atenção, são mais de 100 mil mosaicos coloridos, todos produzidos pelos moradores de Ilhabela. Lindos bonecos de papel marché, pinturas na parede e diversos quadros, tornam o ambiente, psicodélico lúdico e super alto astral. Ainda tecnologia high end, têm Apple laptop no bar do Beach Club e rede Wi Fi por todo o hotel.

A gastronomia surpreende, o café da manhã no DPKY é servido até a 1pm com direito a espumante. O restaurante Tróia, coleciona prêmios e tem pratos de influência mediterrânea.

O badalado Beach Club, um lounge da praia com restaurante- bar que funciona durante o dia, em uma mega -infra com trilha sonora bacana e comandada por Dj’s. O Hotel também funciona como dayclub, com o one day card  você tem direito a piscina, sauna, esportes aquáticos, prancha stand up paddle, além de curtir a praia em mini-bangalôs diante de uma das mais deslumbrantes vistas do mar de Ilhabela.

Se puder, gostoso mesmo é se hospedar e se tiver de Barco, melhor ainda, pode ancorar e aproveitar para beber e petiscar! Endereço imperdível.

 Video DPNY: http://youtu.be/twnAfCQs9Js

Barra do Piúva Porto hotel

Av. Brasil, 1.140 – Piuva – Ilhabela/SP  www.barradopiuva.com.br

O Barra do Piuva Porto Hotel fica debruçado na encosta em frente à Ilha das Cabras. O visual do hotel é lindo. Ali a natureza se impõe e a vista, praticamente invade todos os ambientes. Da piscina, restaurante e do deck bar às varandas dos apartamentos. Tem acesso exclusivo ao mar, uma pequena faixa de areia privativa e águas transparentes.

O Barra do Piúva tem um Q de Private Style, o serviço é personalizado e atencioso. O Hotel dispõe de apartamentos e lofts com varandas exclusivas e amenities confortáveis. A bacana infraestrutura naútica é um diferencial. Ali, é possível escolher entre esportes aquáticos, praticar mergulho ou se preferir, você pode simplesmente relaxar. Do píer a vista alcança o canal de São Sebastião e têm um dos mais lindos pôr-do-sol da Ilha – até no inverno!

The view

Top 10 Things to Do in Ilhabela

1. Passear de lancha pelas praias exclusivas da Ilha

2. Badalar no Beach Club do Hotel DPNY

3. Pegar sol na preservada praia do Jabaquara

4. Curtir a vista e a Casquinha de Camarão do Viana restaurante

5. Jantar no restaurante Tróia do Hotel DPNY

6. Pedalar na ciclovia entre a Vila e o píer Perequê

7. Circular pela Vila e tomar um espresso no Café FreePort

8. Conhecer as rústicas praias de Castelhanos e Bonete de Barco e Jipe 4X4

9. Mergulhar na Ilha das Cabras

10. Assistir o deslumbrante pôr-do-sol da Ilha

Beach

As praias em Ilhabela têm incríveis vistas de um mar azul cristalino e montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, trilhas e mais de 300 cachoeiras.

Mapinha das Praias

Para curtir a Praia e pegar Sol

Praia do Curral

Praia do Curral – A 7 km da balsa, tem as areias mais frequentadas da ilha. Boa estrutura de restaurantes, que atendem os clientes em mesinhas na areia e nas embarcações que ali aportam. Tem uma charmosa capelinha de frente para o mar.

Praia do Viana – Tem apenas 100 m de extensão. Bem sombreada por coqueiros e abricós, tem mar calminho, ideal para crianças pequenas.

Praia do Jabaquara – A 17 km da vila é a última praia do norte aonde se chega de carro (6 km de terra). Preservada e tranquila, está entre as praias mais bonitas de Ilhabela. A maioria dos passeios de escuna faz uma parada no Jabaquara para almoço. Frequentada por turistas.

Praia de Indaiauba – Há quem diga que é a mais bela praia de Ilhabela. O mar tem águas cristalinas e tom de azul caribenho. Acesso por barco ou caminhada, a partir da praia do Bonete. O repelente é item obrigatório.

Praia da Garapocaia (Praia do Sino): Distante 4 km da Vila, tem mar calmo, coqueiros e pedras, que quando tocadas, emitem sons iguais aos sinos de uma igreja

Para Esportes Náuticos

Praia do Siriúba

Praia da Armação – não é vista da avenida, mas uma pequena passagem dá acesso à praia. Frequentada por velejadores e kitesurfistas, é preservada, tem dois riachos e uma igrejinha de frente para o mar.

Praia do Engenho d’ Água – Seu nome vem de um antigo engenho de cana-de-açúcar que funcionava por ali. É uma das bases da escola de vela BL3, que oferece aulas de wind, kitesurfe entre outras modalidades. Dispõe de bons restaurantes, fica a 2 km da Vila.

Praia do Siriúba – A 3 km da vila, esta praia tranquila e pouco frequentada tem o seu cenário totalmente modificado em dias de vento pelas velas coloridas dos kitesurfistas, criando uma bela paisagem. No canto da praia há uma igrejinha quase escondida entre as pedras, um lugar especial para se apreciar o pôr-do-sol.

Praia Saco da Capela – Veleiros e lanchas descansam nas águas abrigadas em frente ao Pindá Yacht Clube, a 1 km da Vila. Tem boa estrutura de restaurantes e hotéis à beira-mar.

Para Mergulhar

Não é preciso ter experiência para fazer o Discovey Dive. Instrutores dão uma breve aula e levam para um mergulho autônomo a 8 m de profundidade na Ilha das Cabras (eles operam o equipamento e o visitante fica livre para apreciar o cenário). Também há cursos e saídas para quem tem certificação. Informe-se www.colonialdiver.com.br

Ilha das Cabras

Praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) – Distante 2 km da balsa sentido sul. Fica em frente à Ilha das Cabras onde existe uma reserva marinha, portanto, ótimo lugar para se praticar o mergulho.

Praia da Serraria – Longe do agito, o melhor acesso é por barco. Junto à ilha defronte de mesmo nome.

Praia da Caveira – deserta, 50m de extensão e nenhuma infra-estrutura. Excelente para mergulho. Acesso de barco ou trilha. Tem esse nome pelo naufrágio do transatlântico espanhol “Príncipe das Astúrias” em 1916.

Praia da fome – Com 150 metros de areias branquinhas, é boa para mergulho e esportes náuticos, acesso por trilha ou mar.

Para se Aventurar e passar o dia

Por volta das 10h, os jipes e lanchas partem do Perequê em direção a Castelhanos, a 22 km. Chegando lá, duas horas depois, você pode nadar ou fazer a trilha de 40 minutos até a Cachoeira do Gato. Diversas agências fazem o passeio,

Tour de Lanchas para a Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos – Voltada para mar aberto, Castelhanos conserva o aspecto de praia selvagem, a começar pelo seu acesso. É preciso um veículo 4X4 para vencer os 22 km da precária estrada de terra que atravessa a floresta e leva a esta praia. Por mar também se chega, com direito a um visual inesquecível. Agências locais combinam os dois meios de transporte em um passeio de dia inteiro. Antigo refúgio de piratas, guarda tesouros como a Cachoeira do Gato e 2 km de águas e areias limpíssimas. O repelente é item obrigatório.

Praia do Saco Eustáquio – Também faz parte do conjunto de praias selvagens e semi-desertas de Ilhabela, e por este motivo mantém seus encantos naturais. Apenas 3 famílias caiçaras vivem nesta praia, uma delas mantém um restaurante que serve um dos pratos típicos da cidade, a famosa mariscada. O mar com águas transparentes é um convite para o mergulho. O acesso é somente por trilha de 5 horas a partir de Castelhanos, e com guia.

Praia do Bonete – Abriga uma tradicional comunidade de pescadores. O acesso é difícil, feito por barco ou em 4 horas de caminhada, merecidamente recompensadas. Cachoeiras, boas ondas para o surfe, muito sossego e pouca infraestrutura esperam com disposição para conhecer este pedaço de paraíso.

Where to Eat

Maison Joly

Rua Antonio Lisboa Alves, 278, Morro do Cantagalo, Ilhabela  www.maisonjoly.com.br

Para começar o dia

No alto do Morro do Cantagalo, um lugar passa quase despercebido: uma portinha que dá acesso a Maison Joly, uma das pousadas mais charmosas de Ilhabela. Ali o café-da-manhã é servido nas suítes, com direito a porcelanas especiais, talheres e bules de prata. À mesa, frutas selecionadas, frios, pães e rabanadas, além de minibolos frescos de fubá, chocolate, banana e laranja. A vedete: ovo joly. Trata-se de uma fatia dourada e quentinha de pão de fôrma que esconde um ovo levemente aquecido. Como tempero, apenas sal e pimenta-do-reino. O sucesso dessa especialidade é tanto que muitos pedem para aprender a prepará-la. “Não há problema nenhum”, diz o proprietário do hotel, Junior Joly. “É um prazer quando os hóspedes pedem as nossas receitas.” É nessa hora que a simpática chef Maura de Andrade, que trabalha há 13 anos no hotel, explica pessoalmente o passo-a-passo, sem guardar segredos. No restaurante da pousada, o cardápio dá destaque aos risotos e frutos do mar.

A vedete do Maison Joly – ovo joly do café da manhã

Ponto das Letras
Rua Dr. Carvalho, 146, Vila, Ilhabela

Para adoçar

No centro de Ilhabela não faltam lojas, restaurantes e cafés. Um deles é o Ponto das Letras, com prateleiras repletas de livros e revistas, boa parte sobre gastronomia e decoração. O melhor ali é mergulhar na leitura e nos sabores: quiches, empanadas, cheesecake ou um inesperado affogatto, com sorvete de creme que derrete aos poucos quando mergulhado no café quente. Difícil mesmo é sair sem se entregar a um pedaço farto de torta de banana, a receita mais antiga da casa, tem no topo, fatias finas caramelizadas da fruta, com pedaços incorporados à massa, perfumada com canela.

Café Free Port

Rua Dr. Carvalho, 112, Vila, Ilhabela  www.cafefreeport.com.br

Para um espresso na Ilha

E se é para adoçar de vez o dia, o Café FreePort, logo ao lado da Ponto das Letras, tem uma boa oferta de sobremesas, brigadeiros e tortas deliciosas preparadas no local. A decoração, com paredes revestidas de madeira, remete ao interior de uma embarcação. Dá também para fazer comprinhas bacanas, relógios, óculos e perfumes de grife, estão à venda ali. Mas o motivo da nossa parada aqui é para tomar o melhor espresso da Ilha! Não deixe de ir.

Restaurante Viana
Avenida Leonardo Reale, 1560, Praia do Viana, Ilhabela www.viana.com.br

Para abrir o apetite

Quem segue para o norte da ilha percebe que a arquitetura de alguns hotéis, bem como a gastronomia dos restaurantes, sofre uma leve influência germânica. Foi ali que, no decorrer dos anos, se instalaram várias famílias alemãs. Uma delas é responsável pela criação de um dos petiscos mais tradicionais de Ilhabela: a casquinha de camarão do restaurante Viana, com quiosque à beira-mar, na praia de mesmo nome. Dona Lea Schoof é quem comanda a cozinha, tendo como braço-direito o filho Leo. O petisco foi patenteado e a receita é mantida em segredo pela família. Em uma barquete de massa comestível, o recheio de camarões sete-barbas tem tempero levemente picante. Resultado: em um sábado de alta temporada, chegam a ser servidas 300 unidades. Há, ainda, uma boa carta de cachaças mineiras, com 30 rótulos.

a casquinha de camarão do Viana

Marakuthai
Av. Força Expedicionária Brasileira, 495, Vila, Ilhabela  www.marakuthai.com.br

Inspiração Thai

A partir do Centro, subindo em direção ao norte, a marina abriga o restaurante Marakuthai. A decoração, ingênua e encantadora, tem alguns toques orientais, onde não faltam cores e luminárias. Na cozinha aberta, perfumes de especiarias e ervas aromáticas evaporam das panelas. Os pratos, ricos em condimentos, ganham inspiração da culinária tailandesa – pimenta, gengibre, hortelã, pastas de curry e creme de coco foram adaptados ao paladar brasileiro pela jovem chef Renata Vanzetto. As bandejas trazem entradas como o bolinho de camarão, acompanhado de molho de pimenta com saquê. Os camarões Marakuthai estão entre os mais pedidos, preparados com molho picante agridoce, gergelim torrado e manga em cubos. No cardápio, os pratos mais picantes são sinalizados e levam nome de lugares da Tailândia. Entre as sobremesas, vale experimentar o brigadeiro da vovó, bem cremoso e servido na panela com crocante de castanha.

Donabella Empório e Comidaria 

Av. Almirante Tamandaré, 729, Ilhabela www.donnabella-ilha.com.br

Comida de Mãe

Ali perto, em frente ao mar, uma esquina do bairro de Itaguassu abriga uma casa simpática, chamada Donnabella Empório e Comidaria. Antepastos, massas, quiches e assados estão entre as opções do lugar. Há também vários molhos to-go. O mais disputado é o servido acompanhando a bracciola, com pancetta e manjericão cultivado na própria horta. “Meus filhos dizem que minha especialidade é a comida de mãe”, brinca a proprietária Carmem Pereira. E tem referência melhor? No faro das tentações criadas por ela, muita gente aproveita para comprar vinhos e azeites importados, frios, mostardas e mais uma boa oferta de produtos gourmet de ótima procedência. Nas vitrines, bolos tentadores fazem a visita se prolongar. Um deles é feito com camadas altas e airadas de pão-de-ló de macadâmia, recheadas com musse de chocolate. A finalização fica por conta de uma nuvem de açúcar de confeiteiro.

Pousada Barulho D’Água 
Rua Manuel Pombo, 250, Curral, Ilhabela www.barulhodagua.com.br

Charme no prato

Pousadas e hotéis de Ilhabela têm se empenhado para oferecer uma gastronomia cada vez melhor. A Pousada Barulho D’Água está entre elas. Para chegar ao restaurante é preciso descer vários degraus, iluminados por velas e luminárias, até a beira da cachoeira, que inspirou o nome da pousada. Dividido em três ambientes, o lugar aproveita janelas, portas e tijolos de demolição de casas de fazenda. A decoração muda periodicamente, porque tudo ali está à venda – dos móveis aos quadros, lustres, pratos e talheres. O cardápio também muda de acordo com os ingredientes da estação. O chef Eduardo Duó – o mesmo do restaurante paulistano Vira-Lata – assina pratos como o linguado ao molho de uva itália e amêndoa, com purê de abóbora e arroz de coco. Uma combinação simpática de sabores e texturas. As massas são produzidas no local, artesanalmente, como o ravióli de brie, que é servido ao molho de tomate assado e preserva o sabor original dos ingredientes.

DPNY

Av. José Pacheco do Nascimento, 7668, Praia do Curral, Ilhabela  www.dpnybeach.com.br

Alta gastronomia

A proposta do hotel DPNY Beach, na praia do Curral, é oferecer alta gastronomia. O restaurante local é o elogiado Tróia, comandado pelo cozinheiro Luiz Soares Negreiros . O lugar tem ambientes decorados com cores vivas e peças de artesanato, com direito a sinos de vento, velas e tochas. A ideia é valorizar os ingredientes locais em pratos mediterrâneos. Experimente Gamberi Tróia – os camarões que levam o nome do restaurante, servidos com molho de laranja e fava de baunilha – uma festa aromática acompanhada de purê de cará e legumes. As sobremesas são leves e vale experimentar. Além disso, de várias mesas do restaurante, é possível observar o bar do hotel, na praia. De lá, ecoam ritmos inspirados nos bares da  espanhola Ibiza. Os DJs se revezam várias vezes, garantindo a trilha sonora pelo dia todo. Vá um pouco antes de jantar, na areia, confortáveis espreguiçadeiras dividem espaço com um lounge improvisado. Relaxe em uma delas e aguarde o pôr-do-sol.

Sea Club

Av. Pedro Paula de Moraes, 616, Saco da Capela www.seaclub.com.br

Balada

Para dar uma esticada o novo club da Ilha: o Sea Club, também day club daqueles que a gente encontra pela Europa toda e que funciona durante o verão com dj, drinques, petiscos e turmas animadas. A partir das 17hrs começa a sunset session e você pode curtir da piscina, dos pufes, das mesinhas na praia ou nos sofás espreguiçadeiras. Vez e outra também rola saxofonista e violinista ao vivo. A balada rola noite a dentro até o amanhecer.

E antes de pegar estrada, não esquece: Assistir e fotografar o espetáculo do pôr-do-sol! Boa Viagem.

Deixe um comentário